Saúde da Coluna e Iyengar Yoga
Texto de Ana Luisa Matsubara
Insta: @analumatsubara & @yogapenochao
Whats: 011 9-9995-5769
Saúde da Coluna – nosso eixo de vida!
A nossa coluna é o nosso eixo de vida e na compreensão do método Iyengar usamos de nossos karmendryas (órgãos de ação , pés e mãos) de uma forma claramente direcionada e inteligente p/ justamente acessarmos a coluna e integrarmos ela ao nosso “saber” tangível.
Um fator importante é o de manter a mesma sempre hidratada. Existe uma forma de alinharmos a estrutura de nossa coluna quando estamos em pé (Tadasana) que a mantém mais hidratada e nunca de uma forma a usar o sistema esquelético como se fora um cabide. Sabemos que a potência do impacto do fator gravitacional por sobre a nossa coluna pode ser bem importante.
Isso posto, é necessário encontrar uma forma de executar os asanas de forma a mantermo-nos com o peso do corpo bem distribuído nos apoios dos pés. Muitas vezes o uso de blocos de madeira sob os pés, entre os pés ,etc acabam por ensinar as direções corretas. Aos poucos no dia a dia e nas rotinas das práticas o sistema como um todo vai encontrando novos eixos de direção e sensação de direção harmônicos. A premissa é válida pois é impossível a instrução de “estenda e alongue a sua coluna “ser efetuada através das próprias vértebras da coluna. As ações bem aclaradas para nossos pés e mãos cedo ou tarde acabam por entregar ao corpo a agradável sensação de conexão das partes. Acessar a coluna sem saber o que fazer com os calcanhares, por exemplo, torna-se algo árduo e muito longe de se executar, perceber e validar em termos de sensação física.
E é evidente que o encadeamentos de ações mentais , emocionais vão igualmente inaugurando novas perspectivas nas vidas desses yogues que celebram ações de estabilidade e estrutura em seus corpos. Temos um único corpo que representa uma malha de infinitas possibilidades de ações que quando bem orquestradas nos trazem liberdade, equilíbrio e quietude nutritiva.
Lembrar que miutas vezes o que a coluna requer é simplesmente descansar e a posição ao solo em Supta Tadasana ou Savasana deve ser largamente também estudada e compreendida pelas células do corpo pois nessa etapa teremos ao favor da coluna a força gravitacional levando hidratação às células.
Portanto eu celebro aqui nesse breve ensaio algumas premissas e fatores importantes para que levemos em conta o estudo do uso da pisada e apoio dos pés pois na figura projetada é possível perceber e projetar a inteligência do uso dos pés na proporção de alcance da regiões do corpo!
Pratiquem com assertividade , clareza e amor ! O corpo é sábio e gosta do que faz bem às suas estruturas !
Namaskar!