Aliança do Yoga patrocina evento para PYF
A Aliança do Yoga patrocinou a vinda da bailarina Sonia Galvão ao grande evento do Paraty Yoga Festival!
Nossos associados tem 10% de desconto neste tradicional evento, que acontece entre os dias 01 e 04 de junho.
A apresentação que patrocinamos irá acontecer no dia 02/06 - Sexta-18h30 - 19h30 - Sala Saraswati, e você pode conferir a programação completa no link do evento https://paratyyogafestival.com.br/
Conheça um pouco a trajetória de Sonia Galvão:
Bailarina de formação clássica e moderna, coreógrafa pesquisadora e professora de dança indiana.Começou a estudar as danças Odissi e Bharatanatyam incentivada pelo famoso dançarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo, com quem dançou e trabalhou na década de 1980. Desde 1992, sua formação em dança Odissi é feita na Índia: em Nova Delhi, no Instituto Gandharva Mahavidyalaya, com a mestre Madhavi Mudgal; em Bhubaneswar, no estado de Orissa, sob os cuidados do falecido guru Kelucharan Mohapatra; e em Maharashtra (Aurangabad), no Mahagami Gurukul College, com Parwati Dutta.,nas técnicas de Odissi e Kathak.
Na técnica Bharatanatyam, Sonia Galvão estudou vários anos com a mestra Leela Samson.
Foi a principal responsável pela introdução da dança Odissi no Brasil após uma viagem à Índia no início dos anos 1990. Em 2008, desenvolveu um projeto de pesquisa e investigação em dança clássica indiana, selecionado pela Secretaria de Cultura do estado de São Paulo. O projeto resultou no livro “Dança Clássica Indiana - Odissi,guia de referência para iniciantes”, com o intuito de gerar material de consulta para auxiliar os praticantes de Odissi no Brasil.
Apresentação de dança clássica indiana , especialmente os estilos Odissi e Bharatanatyam, técnicas que se apresentam em duas formas distintas :Nritta, que é a dança pura, com coreografias e movimentos abstratos, e Nritya, a dança concreta, que conta histórias da mitologia indiana através de expressões faciais e o gestual das mãos. O Odissi, originário de Orissa,estado ao leste da Índia,se caracteriza pela sinuosidade do tronco e graciosas posturas, enfatizando o aspecto Lasya da dança,mais feminino. A Bharatanatyam, originária de Tamil Nadu,sul da Índia, com movimentos fortes e geométricos, enfatiza a energia masculina. Ambas trabalham a percussão dos pés no chão, movimento dos olhos e expressões do rosto, integrando música, poesia e dança num poderoso trabalho rítmico .
Será uma apresentação que mescla itens tradicionais do repertório clássico e coreografias mais contemporâneas. Mangalacharan,item de abertura com uma saudação de flores aos deuses pedindo um início auspicioso; Dança em honra à Shiva,o amável ,o que renova e transforma. Pallavi ,que significa elaborar, florear onde a arquitetura da técnica Odissi se revela plenamente em todas as suas nuances. Invocação à Saraswati,deusa da sabedoria e das artes,junto com seu consorte Brahma,que nos convida a refletir sobre o poder do conhecimento . Mangalam e Moksha,itens finais da apresentação, mesclam elementos da dança indiana numa roupagem contemporânea.
Bailarinas: Sonia Galvão e Cíntia Kawahara
Narração do espetáculo: Fernando Felipe