Yoga e a não-violência
ॐ परब्रह्मम् नमो नम:
Ao supremo Brahmam minha respeitosa saudação (Motta, 2022, Tradução Nossa)
Yoga e a não-violência
अथ योगानुशासनम्
atha yoga-anu-śāsanam ||1||
Tradução: Agora é apresentada a disciplina do Yoga.
(Patanjali Yoga Sutra, 1 cap. Sutra 1, tradução nossa)
Comentário por Dado Motta: “Agora” é um começo tradicional de textos indianos, além do carácter de estilo pode ser compreendido em um caráter útil a todos: Agora é apresentado o Yoga, Yoga é para ser praticado agora, não amanhã em planejamento mental nem ontem em memória mental mas agora nesse exato momento e no momento seguinte também essa continuidade do Yoga é chamada abhyasa, uma prática ininterrupta que se mantida por um longo período leva a um firme estágio de vida. Yoga é uma filosofia prática para nossa vida agora.
Yoga tem origem na antiga Índia e Nepal na sociedade Vêdica e se desenvolveu como a internalização da compreensão da realidade e da prática devocional para o aprimoramento humano. Textualmente Yoga aparece a primeira vez como disciplina no Katha Upanishad obra colocada ao fim do livro sagrado Krishna Yajurveda, século V AntesdaEraComum a Século I AEC, depois temos várias menções do Yoga seu conhecimento e prática em obras como Bhagavad Gita, outros Upanishads até culminar na obra Yoga Sutra de Patanjali, um exponente de genialidade, síntese, cientificidade e pureza na descrição do Yoga a obra tem data duvidosa entre século II AEC e século IV EC.
Prática: Feche os olhos e observe a si mesmo. Observe seus pensamentos, respiração e corpo. Busque controlar seu pensamentos, repetindo o mantra Om 3x repetindo um de seus significados como “Poder infinito que não diminui”, e permita o mantra e essa qualidade expandir/fulgurar por todo seu corpo até a ponta dos seus pés e mãos. Em cada órgão do seu corpo até a superfície da pele. Perceba os sentidos atentos a essa repetição do mantra com o significado. Cultive alegria. Modifique a respiração para se tornar longa e profunda, se souber pratique o pranayama Ujjayi, traga o mantra Om e seu significado “Poder infinto que não diminui” para os órgãos internos, incentive seus movimentos internos. Perceba o corpo e alinhe o corpo cabeça alinhada ao pescoço a todo corpo alinhado perfeitamente (समं कायशिरोग्रीवं samam kayashirogriva fonte: Bhagavad Gita Cap. 6 verso 13) repita o mantra Om com o significado “Poder infinito que não diminui” permitindo se espalhar até a superfície da pele.
अहिंसाप्रतिष्ठायं तत्सन्निधौ वैरत्याघः ॥३५॥
ahiṃsā-pratiṣṭhāyāṃ tat-saṃnidhau vaira-tyāgaḥ ||35||
não-violência estabelecida então em sua presença a hostilidade é abandonada.
(Patanjali Yoga Sutra, 2 cap. Sutra 35, tradução nossa)
Comentário de Vyasa: Como, por exemplo, todos os seres vivos abandonam suas hostilidades em seu presença.
Comentário por Dado Motta: A não violência é o refreamento mais importante ele assegura a longevidade própria e dos outros seres segundo Charaka Samhita, importante obra da Ayurveda menciona:
तत्राहिंसा प्राणिनां प्राणवर्धनानामुत्कृष्टतमं
Tradução: Esta é a não-violência para conferir longevidade aos seres vivos.
(Charaka Samhita, Arthedashmahamooliya Adhyaya, Sutra 15, tradução nossa).
Comentário por Dado Motta: Pela não violência nossa vida é mantida, obviamente, assim como a vida dos outros seres assim assegurando nossa saúde bem como a integridade dos outros seres. No Yoga a não violência inclui as ações, palavras e pensamentos assim nossa postura e movimentos devem ser confortáveis e firmes e podem ser fortes e nunca violentos, nossas palavras nunca devem ferir ninguém e podem levar conhecimento e serem úteis a todos os seres, Nossos pensamentos pacíficos devem ser inteligentes e úteis e nunca violentos a nós mesmos ou a nenhum ser independente de seus ações serem virtuosas ou não, de acordo com nossas expectativas ou não. O silêncio é uma forma de exercitar a observação dos pensamentos para controlarmos melhor nossa mente e termos uma vida sem violência. Assim que todos os seres possam atingir suas metas livres de violência e da morte.
Dado Motta (Luiz Eduardo Motta Carvalho) é “Yoga Teacher and Evaluator” oficialmente certificado pelo Governo da Índia, Ministério de Ayush, Yoga Certification Board avaliado e elogiado pela Indian Yoga Association (IYA), Membro da IAYT (International Association of Yoga Therapist (USA)), membro voluntário da IYA e Membro da Aliança do Yoga como Instrutor Pleno 500h, além de outras certificações e formações na área da saúde, yoga e ensino.