Japamala – uma técnica de meditação
Na tradição do yoga, o cordão de contas chamado JapaMala é usado na meditação com a mentalização ou verbalização de um mantra. Com a prática dessa técnica criamos um ritmo e uma concentração intensa da mente apenas no mantra, esvaziando-a de pensamentos e trazendo a conexão do corpo com a nossa essência.
O poder do som, da palavra e do silêncio só existe quando há consciência dele. O som tem uma capacidade imensa de condicionar a consciência, move a mente e o coração e por isso é um instrumento terapêutico para curar a mente, influenciando-a e reprogramando-a.
O mantra permite mudar o tipo de vibração da consciência.
No MANTRA-YOGA o som é considerado o veículo de transcendência. Georg Feuerstein, autor do livro A Tradição do Yoga, explica que o som é uma forma de vibração e como tal era conhecido pelos yogins da Índia antiga e medieval. De acordo com a teoria predominante da ciência dos sons sagrados – conhecida como mantra-vidyâ ou mantra-shâstra – o universo existe num estado de vibração (spanda). A descoberta de que os sons e, sobretudo os sons repetitivos, afetam a consciência, ocorreu há muito tempo, provavelmente na Idade da Pedra.
A palavra mantra não tem equivalente exato em inglês ou português. É derivada da raiz man=pensar ou estar atento e tra=sugerindo uma função instrumental, ou seja, o mantra é aquilo que salva a mente de si mesma, ou que conduz à salvação através da concentração da mente.
O JAPA YOGA
Em resumo, é um sistema de meditação que o praticante utiliza um cordão de contas para repetir mantras de forma concentrada e relaxada. Significa a união do ser com a existência superior através da rotação da consciência.
“A repetição do mantra purifica o coração e tranquiliza a mente, trazendo à superfície elementos escondidos no subconsciente, como medos e desejos, que surgem na forma de imagens e pensamentos. O praticante observa o que vêm à mente como um expectador inabalável e continua a prática do Japa. Essa prática promove uma limpeza de impressões passadas e de desejos futuros que são naturalmente eliminados, removendo os obstáculos que impedem a meditação e a experiência do nosso verdadeiro ser em estado de consciência, paz e felicidade.