Como escolher uma linhagem de yoga para começar a praticar?

Cada método se adapta a objetivos diferentes e o melhor é aquele que funciona para você.

Publicado em

Antes de começar a procurar uma linhagem de yoga, tenha claro o que você busca no yoga: Combater estresse, ansiedade ou depressão? Praticar um treinamento físico? Alcançar o autoconhecimento? O importante é saber um estilo de yoga dará diferentes resultados com pessoas diferentes, pois há diversas maneiras individuais de ser. 

Como escolher uma linhagem de yoga para começar a praticar?

Quem busca iniciar a jornada no yoga sempre se depara com dúvidas sobre as diferentes linhagens dessa prática milenar. Para esclarecer, é preciso começar lá atrás, explicando como surgiu o yoga. No período pré-clássico era uma disciplina introspectiva, por meio da meditação, citado nos Vedas, há 6 mil anos. No Yoga Clássico, temos uma sistematização das informações sobre yoga nos Sutras de Patañjali, escritos entre os séculos 3 aEC e 5 EC, ainda se referindo a um yoga mais meditativo, o Raja Yoga. Vários ramos surgiram em diferentes caminhos para alcançar o estado mais elevado de consciência.

O Hatha Yoga chega no período Medieval como base para todas as linhagens que trabalham o corpo como meio de equilibrar o físico e o sutil. Suas origens estão especialmente com Gorakhnath, o lendário fundador do século 11 dos Kanphata Yogis, ordem de ascetas da Índia. Essa técnica se desenvolveu como um método tântrico que almeja o despertar da energia usando a força física. Swami Satyananda Saraswati descreve o objetivo principal do Hatha Yoga na introdução da obra Hatha Yoga Pradipika como “criar um equilíbrio absoluto das atividades e processos interativos do corpo físico, mente e energia”. Os iogues começaram a viajar para o mundo ocidental no final da década de 1880 e tiraram da marginalidade a prática que antes era desenvolvida apenas pelos ascetas. Claro que nesse caminho, até práticas oriundas da ginástica influenciaram a prática. Em virtude das diferentes maneiras individuais de ser, muitos métodos foram desenvolvidos com o intuito de aperfeiçoar e adaptar a prática para expandir o aprendizado de acordo com os novos tempos. Embora o Hatha Yoga tenha se ramificado em muitos estilos e escolas de prática, o objetivo principal sempre foi alcançar a consciência unificada. A conquista final do yoga é descansar em um estado de total consciência não dual, no qual você está em um estado de conexão com tudo que existe.

Antes de começar a procurar, tenha claro o que você busca no yoga: melhorar a qualidade de vida? Combater estresse, ansiedade ou depressão? Praticar um treinamento físico? Alcançar o autoconhecimento? É possível tudo isso em qualquer estilo de yoga, mas também é possível ter alguma referência: se estiver procurando uma atividade desafiante e energética, pode buscar linhas como Power Yoga, Ashtanga e Vinyasa Flow, que trabalham o corpo com intensidade. Se estiver buscando yogaterapia, procure uma aula leve com ásanas, pranayama e relaxamento, como o próprio Hatha Yoga clássico, Yin Yoga, Kundalini Yoga ou Yoga Integrativo, por exemplo. Se busca um relaxamento maior, experimente o Laya Yoga ou Yoga Restaurativo. Se quiser focar o alinhamento das posturas, tente Iyengar Yoga. Cito aqui apenas algumas das centenas de ramificações.

O importante é saber uma linhagem de yoga dará diferentes resultados com pessoas diferentes, pois como vimos há diversas maneiras individuais de ser. Identificar-se com o professor e sentir-se acolhido por ele faz a diferença. Alguém pode lhe recomendar um professor considerado o melhor, mas você pode não sentir sintonia com ele. Tenha em mente também que não existe uma linhagem de yoga melhor do que outra. Cada método se adapta a objetivos diferentes. O melhor yoga é aquele que funciona para você. Sinta o seu coração e pratique o que lhe faz bem.

 

Dicas para escolher uma linhagem de yoga:

· Converse com o professor para conhecer a formação dele.

· Fale de seus objetivos e cuidados especiais (restrições físicas, por exemplo).

· Observe como você se sente no ambiente e durante a condução da aula.

· Veja se você se identifica com a proposta do instrutor ou o tipo de yoga.

 


As diferentes linhagens do yoga podem trazer também diferentes orientações para os alinhamentos e nomes de posturas, além de filosofias diversas. Seu professor deve se mostrar verdadeiro e respeitoso, saber ouvir e responder, e acima de tudo, ter compaixão.

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga 

 

Comentários








 

  • Giovanna 27/02/2023 09:08

    Bom dia! Adorei os esclarecimentos! É difícil escolher um método com tantas opções. Me identifico mais c Hatha Yoga, o yoga tradicional, mas as variações são interessantes para se adaptar aos dias de hj e assim poder alcançar a todos. Gratidão pelas dicas! Tem espaço físico para a prática?

    Responder

    Responder








      Respostas
    • Equipe Aliança 27/02/2023 15:13

      Namastê, Giovana! Aqui você acessa o perfil de nossa associada, autora do artigo! https://aliancadoyoga.com.br/perfil/alexandra-fiori